terça-feira, 14 de setembro de 2010

Serviço Educativo - Outubro 2010

Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
SERVIÇO EDUCATIVO
Programa - Outubro 2010

Público-alvo: Escolas
Exposição
Coleccionar para a Res Publica– O Legado Dr. Anastácio Gonçalves (1888-1965) 14 de Outubro de 2010 a Maio de 2011
A figura do coleccionador e filantropo Dr. António Anastácio Gonçalves é incontornável para compreender a constituição das colecções de arte em Portugal no século XX e pelo legado feito ao Estado para a criação de um museu para todos os portugueses. Na exposição agora realizada, no âmbito do Centenário da República, são apresentados pela primeira vez alguns documentos e objectos inéditos: fotografias das viagens feitas pelo mundo, documentos alusivos à sua participação na Guerra de 1914-1918, entre outros.

Pré-Escolar
“O Melómano

Uma palavra difícil pode afastar (ou encantar) crianças, a música geralmente atrai. Vamos conversar sobre o gosto especial que o Dr. Anastácio tinha por música e fazer exercícios musicais divertidos partindo das obras de arte expostas.

1º ciclo
“ O coleccionador”
Muitas crianças fazem pequenas (ou grandes) colecções. Para as aproximarmos da realidade do coleccionismo de Arte do Dr. Anastácio Gonçalves, preparámos um leilão a sério, com a participação das crianças. O conceito de “lote” e as regras de “licitar” vão ser aprendidos de forma aliciante.
Actividade antecedida de visita à exposição.

2º e 3º ciclos
“O Viajante”
As inúmeras viagens que o Dr. Anastácio Gonçalves realizou serviram sempre, não só para a descoberta de diferentes culturas e histórias, como também para apreciação e comentários registados de obras de arte.
O seu diário de uma volta ao mundo, as muitas fotografias e a antiga mala com “carimbos” de hotéis, serão uma oportunidade para conversar sobre o muito que se pode aprender no contacto com outras culturas.


Secundário
“O Filantropo”
A colecção de arte adquirida com apurado bom gosto, catalogada e estimada pelo coleccionador, serve para “ficar regularmente patente à visita do público para seu recreio e instrução” tal como o Dr. Anastácio Gonçalves escreveu no seu testamento.
Este estimulante documento, que propomos explorar com os alunos, revela também os grandes valores de dedicação à causa pública assumidos por este médico oftalmologista.


Público-alvo: Adultos

20 MINUTOS COM ARTE, CONVERSAS À HORA DE ALMOÇO


Quarta a Sexta-Feira Entre as 12h00 e as 14h30
Visitas gratuitas Duração: 20 minutos

NEGÓCIOS DA CHINA, Portugal e a Porcelana Chinesa
Breve história sobre as relações entre Portugal e o Oriente sem nunca esquecer a riquíssima colecção de Porcelana Chinesa da Casa-Museu.

BREVE VIAGEM PELO MOBILIÁRIO da CMAG
Venha descobrir o mobiliário da exposição permanente e conhecer as diferentes tipologias e evolução ao longo dos séculos.

RELAXE COM A PINTURA NATURALISTA
Depois de almoço aproveite para saborear um pouco da colecção de Pintura Naturalista. Venha conhecer a pintura do famoso Grupo do Leão.

UM PINTOR, UM ARQUITECTO, UM COLECCIONADOR
Conheça a história desta casa e dos seus intervenientes.


Público-alvo: Seniores

Atelier de Desenho a Carvão
Duração: 1h30
No espaço do antigo atelier do pintor José Malhoa, os visitantes são convidados a desenhar inspirados numa peça exposta ou num tema livre.
Esta actividade é complementada por visita comentada à exposição permanente.

Actividades sujeitas a marcação prévia para o Serviço Educativo da Casa – Museu
Mínimo de 6 elementos por grupo- máximo de 30
Tel. 213 540 823 ou cmag.se@imc-ip.pt; blogdacmag.blogspot.com
Avª 5 de Outubro, 6-8, 1050-055 Lisboa (frente à Maternidade Alfredo da Costa)
Metro: Picoas e Saldanha

Sem comentários: