segunda-feira, 23 de julho de 2007

Ciência e Arte no Verão


Ciência e Arte no Verão
na Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves

Esta iniciativa pretende motivar o público para as relações entre a Ciência e a Arte, sublinhando a importância da inovação tecnológica e das descobertas científicas do século XIX na utilização de pigmentos, corantes e ligantes.
Serão abordados dois períodos cronologicamente distintos da colecção de pintura desta Casa-Museu : o século XVII – representado por um óleo atribuído a Jan Breughel e pela policromia de um Contador holandês – e a pintura naturalista da viragem do século XIX para o XX, com destaque para os óleos de Silva Porto.

Cada sessão integra as seguintes actividades:

1) Visita comentada à exposição de pintura do museu, estimulando a análise comparativa dos dois períodos através da observação directa;
2) Laboratório de Pintura “hands on”: o grupo toma contacto com os materiais utilizados para preparar tintas no século XVII e produz tintas como as utilizadas na segunda metade do século XIX;
3) A sessão termina com a realização, por cada participante, de uma pintura sobre tela com as tintas, entretanto construídas, da paleta cromática do pintor Silva Porto.

As sessões decorrem quinzenalmente, às 4ªs Feiras ao final da tarde, entre as 18.30h e as 20.30h, com um número máximo de 15 elementos por sessão.
A orientação ficará a cargo de técnicos formados em História da Arte e em Conservação e Restauro.

Dias: 20 de Junho, 4 Julho, 18 de Julho ou 1 de Agosto (sessões autónomas)
Preço: 6 € por participante

Sem comentários: